Roupa do Noivo

Noivo, qual roupa usar no casamento? Assim como a roupa da noiva, a escolha também deve ser baseada em alguns pontos: estilo da festa (formal/ informal), horário (manhã/ tarde/ noite), o local (cidade/ praia/ campo), o tipo físico da pessoa e harmonia com a noiva (imagina a noiva super formal e o noivo super informal, não fica bonito, né?). Veja a seguir as opções e conheça um pouco mais sobre cada uma.

Fraque  (imagens da Black Tie)

Como é? Calça em tecido risca-de-giz, paletó cinza grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O colete do fraque é cinza e usa-se camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechamento no punho com abotoadura. Pode ser usado com gravata plastron (pra ficar bem com cara de noivo, como na última imagem acima) ou com gravata normal prateada (para ficar com cara mais atual, eu prefiro esta opção!).

O que preciso saber? É um traje para casamentos formais, alguns diriam até o ápice da formalidade. Se vocês se lembrarem, no casamento do príncipe William com Kate, os convidados estavam de fraque (na verdade porque fraque é o traje formal para eventos diurnos por lá). Não combinam com festas informais. Noivos com menos de 1,72m devem evitar o fraque porque o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de achatá-lo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Vão de meio-fraque.

Fraquete (imagens da Black Tie)

Como é? Trata-se da versão escura do fraque: calça, paletó com cauda longa e colete, tudo em preto. A camisa deve ser branca, social ou rigor. Pode ser usado com gravata prata ou mesmo preta.

O que preciso saber? É o traje mais alugado atualmente, segundo a loja Black Tie. Os noivos têm procurado pela formalidade do fraque, porém nesta versão atualizada todo em tom preto. Assim como o fraque, noivos com menos de 1,72m devem evitar o modelo porque o comprimeito do paletó com cauda por dar a impressão de achatá-lo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Vão de meio-fraque.

Meio-fraque  (imagens da Black Tie)

Como é? Igual ao fraque, porém com o paletó sem a cauda.

O que preciso saber? É considerado uma invenção dos latino-americanos (ou brasileiros?) como opção menos formal do que o fraque, talvez porque muita gente adora uma informalidade. Deve ser evitado para noivos, não é considerado tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno. É hoje o traje mais alugado para padrinhos e pais de noivos, e não para o noivo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Podem ir também de meio-fraque ou de terno.

Casaca

Como é? Paletó preto curto na frente e com cauda longa, bipartido atrás. Calça no mesmo tecido e cor e camisa branca com colarinho alto.

O que preciso saber? Não sabemos o porquê tantas lojas de aluguel de roupa de noivo insistem em alugar casacas, talvez porque noivos desinformados peçam, e eles alugam pensando somente em lucrar. Isso quando não ficam parecendo um maestro! Enfim, casaca é um traje usado em casamentos da nobreza, sempre à noite, ou em jantares com chefes de Estado. Caiu em desuso e não faz sentido ser usado em casamentos por aqui.

Padrinhos e Pais dos Noivos? De Smoking.

Smoking

Como é? Paletó preto com lapela acetinada e calça preta com faixa acetinada. A gravata tradicionalmente é a borboleta, mas ultimamente alguns homens mais modernos também têm usado com gravata normal modelo slim, preta.

O que preciso saber? Muito usado nos casamentos americanos, por aqui é considerado uma roupa para casamentos muito glamorosos, em que é pedido traje black-tie (quando a festa é black tie, o traje deve ser especificado no convite e significa resumidamente smoling para os homens e vestidos longos para as mulheres). Não vale ir numa loja, achar o traje smoking bacana e alugar para o casamento se a festa não for black tie. Quando falamos de uma festa black tie, é algo como o Oscar, esperamos por lustres, cadeiras Luiz XV, muito luxo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Também de smoking.

Terno (imagens de Ricardo Almeida)

Como é? Sempre que vocês falarem terno, refere-se à calça, paletó e colete. Quando é apenas calça e paletó, o nome correto é costume. Tradicionalmente a maioria dos noivos optam por gravata prata, mas a gravata branca também é uma boa opção.

O que preciso saber? Tem sido a opção mais procurada por noivos modernos, é considerado uma opção mais atual. A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que poderá ser usado muitas vezes pela vida. Não sugerimos a opção sem coleto (costume) porque o noivo ficará igual à todos convidados. O colete mais a flor na lapela (ou lenço) é o que irá diferenciar o noivo dos demais convidados. Ternos também são as melhores opções para casamentos pela manhã (tons de cinza claro ou grafite) e casamentos à tarde (cinza grafite ou marinho).

Padrinhos e Pais dos Noivos? Também de terno. Podem ser diferenciados do noivo por outra cor de gravata ou de flor na lapela.

Terno Nupcial (todos da foto são da marca Carlo Pignatelli, maior nome de ternos para casamento, à venda na Black Tie).

Como é? Igual ao terno, porém hoje existem no mercado opções criadas exclusivas para os noivos que querem se destacar, que não querem colocar um terno igual usam todos os dias no trabalho. Podem ser em tecidos mais brilhosos, por exemplo. Normalmente usados também com a gravata diferenciada, a plastrom, ou italiana.

O que preciso saber? Em geral são somente para venda e provavelmente você nunca vai usar novamente, mas um vestido de noiva a noiva também não usa novamente, certo? Estas são opções de ternos diferenciados para estar elegante, atual, mas sem cara de escritório.

Padrinhos e Pais dos Noivos? De terno.

 

Post com colaboração de Cristofer Mickenhagen da Black Tie, equipe do Ricardo Almeida e consulta ao livro Case e Arrase de Claudia Matarazzo. Mais detalhes no próximo post.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE