Vocês resolveram casar, parabéns! Provavelmente você já teve que organizar alguma festa de aniversário, festa de Natal, festa de amigos, mas casamento nunca. E festa de casamento é uma festa cheia de detalhes e protocolos, é a festa da sua vida e nada pode dar errado. Nada vai dar errado. A grande dúvida das noivas é sempre por onde começar. Comece com as cinco dicas abaixo que você conseguirá tirar de letra todo o resto!

O melhor elogio que você pode receber quando sua festa acabar e “o casamento foi a cara dos noivos”. Não se inspire tanto nos casamentos das suas amigas ou primas para que sua festa não fiquei igual a delas. Pense em você e seu noivo, o que é a cara de vocês? Um casamento não precisa ser uma festa temática, será sempre um casamento, mas pode ser realizado de vários estilos: clássico e tradicional com igreja e buffet, na fazenda, na praia, no campo, mini casamento num restaurante, festa luxuosa e glamurosa, festa simples e elegante, de dia, de tarde, de noite, balada, brunch, luau, no jardim, em casa, pequena é íntima, festa de arromba, bolo e champanhe, destination wedding com 3 dias de duração, num hotel, informal, formal. Defina qual o estilo de festa é a sua cara. Com essa informação que você irá buscar o local e fornecedores certos.

O assunto é sério e não pode ser evitado. Muito importante sentar e conversar francamente sobre o quanto se tem disponível para investir na festa de casamento e quem vai pagar a conta. Se as famílias vão arcar com os custos, não fuja de ter mais uma conversa séria. Marque um encontro e conversem abertamente sobre a vontade dos noivos, o quanto os pais podem pagar e o que os pais esperam do casamento – sim, normalmente quem paga pode dar opinião também!  Agora é hora de abrir uma conta investimento para guardar dinheiro para a festa, se for o caso. Não é uma boa ideia começar a vida de casada endividados. Fazer uma festa do tamanho que seu bolso pode pagar é sempre a opção mais elegante. Sabendo a verba que você tem disponível para realizar seu sonho você poderá ir atrás dos profissionais que cabem dentro deste orçamento. Leia mais sobre o assunto no Especial Finanças, aqui.

Pode parecer cedo para definir sua lista de convidados, mas ela é fundamental para que você possa planejar cada passo de seu casamento.  Apenas sabendo o número de convidados que vocês terão que será possível escolher o local da festa de acordo com o número de pessoas e orçar todos os serviços, principalmente comida, bebida, decoração, lembrancinhas, convite, bolo e doces e outros. Sente com o noivo e as famílias e decidam se será uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 pessoas ou quantas? Essa é uma das decisões mais difíceis e sabemos que sua lista pode mudar ao longo do ano: novos amigos serão adicionados, colegas de trabalho que saem do emprego serão cortados e por aí vai. Não se preocupe, você pode ajustar sua lista até o momento de enviar os convites para a caligrafia, mas neste primeiro momento faça uma lista provisória para saber quantas pessoas a festa deve comportar.

Algumas igrejas são concorridas, há noivas fazendo reservas com até 2 anos de antecedência. Se você tem o sonho de se casar em alguma igreja/ sinagoga/ templo específicos, essa é a primeira coisa a ser reservada, para garantir a data que você queira. Verifique se sua igreja possuí restrição de fornecedores que podem trabalhar no local. Se sim, você precisará contratar somente fornecedores autorizados pela igreja, cuidado com isso. Marcada a igreja, com o estilo da festa definido, verba que se pode gastar e número de convidados, o próximo passo é escolher o local da festa.  Vale visitar diversas opções, inclusive num dia de festa para que você possa ver o local decorado. Pergunte também se o local impõe fornecedores obrigatórios.

Acredite, a vida de vocês hoje em dia está mais fácil. Há poucos anos atrás, não havia tanta informação sobre casamento e muito menos tantos profissionais disponíveis no mercado.  Hoje em dia, com a Internet, os blogs e sites de casamento, a informação está disponível para todas de forma prática, rápida e sem custo. Abra pastas em seu computador e vá salvando todas as imagens que você gosta como referência e anote todos os fornecedores. Gostou de um vestido que viu em algum blog? Salve a imagem porque provavelmente daqui a algum tempo você não se lembrará mais da onde era. E quando chegar a hora de procurar vestidos de noiva, por exemplo, você já estará mais certa do estilo que procura.

Para um planejamento completo, veja na próxima página o checklist completo de uma organização de casamento.

E para ser uma noiva bem informada antes de contratar cada serviço, as leituras abaixo podem te interessar:

Dicas para escolher o local da festa

Dicas para escolher seu fotógrafo

Dicas para escolher seu videomaker

Dicas para decoração da cerimônia

Dicas para escolher seu chef e menu