Quem aqui gosta de cozinhar provavelmente já tem sua pequena hortinha em casa. Um dos segredos de uma boa dona de casa é ter suas próprias ervas sempre fresquinhas e à mão para caprichar na cozinha. Ervas trazem sabor e aroma para qualquer prato.

E como cuidar da sua pequena horta dentro de casa? Veja abaixo o passo-a-passo enviado pela Carmen Hollo:

1º- Plantar a partir das sementes pode demorar muito, e existe também uma maior probabilidade de a mudinha não vingar. Assim, o melhor é comprar as mudinhas em saquinhos e replantar em casa. Aí dá para escolher o vaso, a jardineira…
2º – É fácil de encontrar mudinhas em supermercados, lojas especializadas em plantas, Ceasa.
3º – A maioria das ervas e temperos gosta muito de sol, então é importante saber qual a área da casa ou apartamento que recebe mais sol durante o dia, para colocar as plantinhas lá. De todo modo, é bom saber também quais as ervas que preferem não receber sol direto, para não correr o risco de colocá-la no lugar errado.
4º – Quando as plantinhas começam a florir toda a energia da planta vai para as flores e faz com que ela pare de crescer – e já que a ideia é utilizá-las como temperinhos, o ideal é podar as flores e colocar em um copinho para ficar curtindo ainda por um tempo o aroma e a beleza, e deixar que a planta continue a se desenvolver.
5º – Para replantar em casa, você vai precisar de: vaso, areia, terra preparada (mistura pronta de areia, terra e adubo orgânico que vende em casas de jardinagem), argila expandida, mudas de ervas e temperos e regador.

Como fazer:
1. Saiba o tamanho que a muda atingirá e compre o vaso certo – no mínimo, um número 3 (grande). Cultive só uma espécie por vaso.
2. Forre o fundo com pedras de construção ou argila expandida (o suficiente para cobrir os furos). Acrescente areia até cobrir as pedras, o que facilita a drenagem.
3. Misture duas partes de terra, uma de húmus e uma de areia e coloque por cima. Então acomode a muda.
4. Acrescente o restante de terra, enchendo o vaso até dois dedos abaixo da borda.
5. Regue a muda, deixando-a três dias na sombra. Depois, é só levá-la ao sol, que deve incidir sobre a planta pelo menos 3 horas diárias.

6. As regas devem ser regulares, observando-se a umidade do solo do vaso (que deve estar úmido e não encharcado).

Eu tenho em casa sempre manjericão, alecrim (amo!), hortelã e lavandas. E vocês?

A Carmen Hollo é a proprietária do Le Petit Vert, que faz lembrancinhas lindas com plantinhas. Visite o blog dela para mais informações, tem até a receita de um omelete delicioso com ervas!

Le Petit Vert – http://lepetitvert.blogspot.com

Fotos: Fernanda Floret – fui ao Ceasa fotografar para vocês.

converse com a gente
 0      0        0
DEIXE SEU comentário
15 Comentários
  1. Giselle, disse:

    Vou ter uma quando tiver minha casa…rsrsrs
    Mas já guardo a dica :-)

  2. Mariana, disse:

    Hmmm, que delícia!!! Só de ver parece que já sinto o cheirinho de cada uma…
    Quando casar quero ter algumas plantadas em vasinhos, pq além de decorar, pego tudo fresquinho!!!
    Ótima dica, Fer!!!!
    Beijossss

  3. Priscila Fighera, disse:

    Eu também tenho minha horta e é uma delícia ter os temperos fresquinhos. Mas um dos itens preferidos que eu tenho é o capim-cidreira (ou capim santo). O chá feito diretamente da planta não tem explicação.

  4. Juliana Queiroz, disse:

    O manjericão fresquinho é indescritível! Bom demais! Eu tinha manjericão, pimenta e alecrim, mas morreram… Depois comprei outra mudinha de manjericão, mas tb morreu! Acho que não tenho talento pra cuidar da hortinha…

  5. Symone Cavalcanti, disse:

    Minha hortinha tem apenas duas semanas, e por enquanto, tenho manjericão e alecrim… quero encontrar tomilho, coentro, cebolinha e sálvia! Os pratos, com as ervas frescas, ficam divinos… sem comparação às ervas desidratadas.

  6. AnaCarolina, disse:

    Boa tarde Fer!!!!!!!

    ….Sempre pensei em fazer uma hortinha em casa em vaso, e o seu post veio de encontro ao meu desejo…Antes de casar já vou preparar os vasos…ADOREI!!!!!!

    Beijinhos Fer!!!

  7. Carmen Hollo, disse:

    Fernanda, estar no seu blog é sempre uma honra! Fico feliz que tenha gostado das dicas… as ervinhas e temperos dão um outro astral para a casa, e o mais bacana, é que conseguindo um cantinho com luz para elas, é só alegria!!!
    Grande beijo,

  8. Jane, disse:

    Alecrim e manjericao! De vez em quando compro salsinha, mas elas sao tao sensiveis e morrem tao facil que ja to quase desistindo delas… Tambem ja tive cebolinha, mas virou um matagal no vaso e eu nem dei conta de usar pra temperar!

  9. Lu a Dois, disse:

    Fernandinha… estava justamente em busca de umaqs dicas assim pois aprendi que um bom prato necessida de temperos tão bom e tão simples como estes e como vc mesma disse, uma boa cozinheira preciso deles!!

    ótimo post, bjos

  10. Anna Rachel, disse:

    Fê, adorei as dicas. Bacama saber q mesmo não tendo mto espaço dá para fazer uma hortinha.
    Brigadim.
    Bj no coração.

  11. Ludmilla Carvalho, disse:

    Post super bacana! Tive a idéia de colocar vasos com temperos de decoração no chá de panela e foi o maior sucesso pq também ficou de lembrancinha! Pimentinhas coloridas, hortelã, alecrim, lavanda, manjericão… Ficou um mais lindo que o outro! Agora cada convidada tem uma mini-horta!

  12. Flavinha, disse:

    Na minha casa não ia durar nada, minhas gatas iam comer tudo hehehe

  13. Lê Barros, disse:

    Amo horta,tive até qdo morava em apto e hj eu tenho um espaço bem legal e tenho mta coisa…erva-cidreira,manjericão,oregano,arruda,alecrim,hortelã,pimentinhas,lavanda,erva-doce,além de couve,alface,rucula,cenoura e acredite,até beringela…rs

  14. Rê Benetti, disse:

    Não vejo a hora de receber meu apartamento para cultivar minha hortinha!!
    =) Bjs,

  15. Helen, disse:

    Fer…. tá adivinhando os desejos das leitoras rss,,, tava louca por essas dicas, pra eu fazer minha mini horta em casa rss
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>