Depois do post com dicas para um casamento no fim da tarde, muitas leitoras pediram também um post sobre casamento durante o dia, então novamente consultamos nosso time de especialistas parceiras do blog para ajudar quem planeja um lindo casamento à luz do sol, um brunch ou almoço, um dia perfeito com os queridos.

Pense que os convidados e você terão que acordar muito cedo para se arrumar e se deslocar até o casamento, então evite horários muito cedo. Segundo a Mayra Paris da Paris Assessoria, “qualquer folguinha a mais para que os convidados tenham tempo de se arrumar no período da manhã sem ter que acordar muito cedo já é de grande ajuda“, por isso ela sugere marcar no convite o horário das 11:30h e começar no máximo até 12:00h. “Para um brunch o horário pode ser mais cedo, mas eu desaconselho começar antes das 10hs da manhã pelo sacrifício que se impõe aos convidados e à noiva que tem que acordar mega cedo!“, segundo a Julia Pessoa da Oh Happy Day.

Servir uma bebidinha de boas vindas é sempre muito simpático. Nada alcoólico, apenas sucos e águas aromatizadas, especialmente se os convidados tiveram que se deslocar para longe. “Se for no inverno, chás, café e chocolate quente podem ser muito bem-vindos. Se for em um lugar a céu aberto, ou com incidência de sol, recursos como leque ou uma sombrinha são, além de charmosos, muito funcionais“, sugeriu a Paris Assessoria. “Aqui no Rio de Janeiro está na moda servir biscoito globo e mate na suqueira, pra agradar os convidados antes da cerimônia começar”, é a dica da Oh Happy Day.

Sorte sua ter lindas fotos com a luz do dia! Os fotógrafos adoram casamentos diurnos porque a luz natural deixa as fotos mais bonitas. Após a cerimônia religiosa, noivos saem para as fotos do casal e fotos com padrinhos e pais. Os convidados devem ser encaminhados para o local da festa, onde devem ser recebidos para o coquetel com canapés e bebidinhas gelada. A Bebeta Wedding Planner também lembrou que seus convidados podem ser recebidos com uma atração durante o coquetel, que pode ser uma banda de jazz ou um trio de chorinho, conforme combinar mais com o estilo dos noivos.

Ao contrário do que muitos imaginam, festas diurnas podem durar muito mais do que as noturnas, já que os convidados estão descansados e querendo aproveitar o dia inteiro de festa. Vamos considerar uma festa que foi marcada no convite para início às 11:30h e que começou às 12:00h. O roteiro abaixo é apenas uma sugestão, pode variar conforme o estilo da festa.

12:00 às 12:45h – Cerimônia Religiosa.

12:45 às 13:45h – Noivos, padrinhos e pais estarão nas fotos protocolares. Convidados serão recebidos com um coquetel e pode ter uma atração musical.

Entre 13:30h e 13:45h – Entrada dos noivos, brinde e agradecimentos.

14:00h – Início do almoço. Ao mesmo tempo o DJ já começa a tocar uma música agradável.

15:30h – Primeira dança do casal. Esta é uma sugestão da Paris Assessoria: “normalmente a primeira dança acontece no mesmo protocolo de entrada e brinde, mas colocado nesse momento da festa pode ser uma forma de animar os convidados e abrir a pista, que não costuma ser tão espontânea quanto em um casamento noturno.

O horário do término depende da animação dos noivos e convidados, pode durar até à noite!

Você pode servir tanto um brunch (mistura de café da manhã com almoço) como um almoço. Se o objetivo é ser uma reunião informal de amigos, um casamento tranquilo para conversar com as pessoas queridas, o brunch pode ser uma opção simpática e agradável. Mas se você quer que a festa dure mais tempo e com pista de dança, o almoço combina melhor, até porquê tem mais etapas separadas: coquetel, salada, pratos quentes, sobremesa (enquanto no brunch é servido meio que tudo junto numa grande mesa). Para mais inspirações sobre brunch, veja o editorial que fizemos aqui e uma sugestão de cardápio brasileiro.

Essa história de que casamentos diurnos tendem a durar menos e ser mais desanimados é um mito. Um bom casamento, seja no horário que for, depende de amor, noivos em sintonia, boa música, boa comida, bebida gelada. Se a intenção for ter pista de dança e que a festa dure bastante, contrate um excelente DJ, vá para a pista e seus convidados irão também! Eu já fui em casamentos diurnos que tiveram mais de 8 horas de duração com pista super animada! (o casamento da minha irmão foi assim, vocês acompanharam todos os detalhes no blog).

Mas se sua intenção não for ter pista animada e sim reunir os amigos e familiares para uma celebração mais tranquila, invista num ambiente intimista e em experiências gastronômicas para os convidados: “Num casamento em que os noivos não queriam pista de dança, sugerimos uma ilha de tapiocas e o drink bellini, fez o maior sucesso!“, sugere a Bebeta Wedding Planner

A escolha do espaço para um casamento de dia deve ser ainda mais criteriosa, já que a máxima “a noite todo gato é pardo” não irá valer nesse caso!  Então é preciso prestar atenção no estado da manutenção do local e abusar dos recursos que a luz do dia deixa ainda mais bonito, como vegetações, locais abertos, claros, texturas diferentes“, boa dica da Paris Assessoria. Lembrem-se também que é fundamental que o lugar tenha pelo menos um ambiente com ar condicionado, senão as pessoas ficarão desconfortáveis com o calor e irão embora. Se o lugar for aberto, tenha um plano B para caso chova. Sobre a decoração, velas não terão o mesmo efeito comparando com casamentos noturnos, então dispense. “Organizamos um brunch em que havia umas lanternas japonesas coloridas que deram um efeito bonito!“, sugere a Bebeta Wedding Planner

A noiva pode ir tanto de longo como curto. Evite brilhos e exageros, escolha tecidos fluídos, leveza, modelagem perfeita e arrase. Para o noivo a sugestão é o terno cinza claro ou bege, como já foi falado no especial sobre noivos.  Convidadas podem ir de curto ou longuete, abusar das cores e estampa, mas sempre com vestidos em tecidos nobres, com cara de festa e não de fim de semana no clube. Maquiagem e cabelo perfeitos e bolsa pequena complementam o look das convidadas para ficar com cara de festa.

converse com a gente
 1      15        0
DEIXE SEU comentário
61 Comentários
  1. Liz, disse:

    Olá, meu casamento será as 11 e 30, em um restaurante, para no máximo 70 pessoas, posso usar um vestido longo, sem brilho, de renda e colado no corpo? não ficará mto pesado pelo horário e a intimidade do casamento, pelo numero de pessoas?

  2. Janaina, disse:

    Meu casamento sera diurno,e contratei um casal sertanejo para cantar…queria saber se é preciso cantratar um DJ tbm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>