Uma vez, uma noiva que não queria gastar muito dinheiro com a comida da festa, me disse “ah, as pessoas não vão pra casamento pra comer né?”. OK, as pessoas vão para celebrar o amor dos noivos, etc e tal, mas precisam também comer! Depois de passar a tarde no cabelereiro, de ir para Igreja, assistir a cerimônia, ir para o buffet, qualquer ser que não toma inibidor de apetite quer comer!
Então, para quem está planejando um casamento com jantar, segue algumas dicas para pensar no seu chef e menu ideal:

aleborges

* Diversidade. Nem todos gostam de provar comidas exóticas, há os vegetarianos, as crianças. Tenha pelo menos uma opção sem carne, simples e deliciosa. Tem noiva que acha que está arrasando por servir ostras. Está mesmo, se você ama, vá em frente. Mas nem todos comem ostras, não se sinta ofendida se um grupo de pessoas não apreciar.

* Ter um gosto de cultura é muito legal. Se uma das famílias vem de uma cultura diferente, ter uma comida típica pode ser um toque especial na sua festa. A família irá se sentir prestigiada, e a outra família terá o prazer de provar algo novo.

* Busque um chef autêntico. Pensa em servir comida brasileira, e sua festa será no salão do clube Inglês, onde com certeza o chef é especializado em comida Inglesa, não dá! Parece óbvio, mas isso tem que ser levado em conta quando você for escolher o lugar da festa, se este lugar for atrelado ao serviço de buffet. No meu caso, quis casar no clube. A comida do clube não tinha nada de especial, e eles com certeza não são especialistas em pratos exóticos. Fui almoçar lá diversas vezes para verificar o que eles faziam de melhor, e assim escolhi meu cardápio.

* Escolha seu chef e menu não apenas pelo estômago. É preciso saber se a apresentação dos pratos é bonita, se a equipe é alinhada, se os garçons são competentes e principalmente quantos garçons por mesa, para saber se o serviço será eficiente.

* Tenha sempre um menu na mesa. Mesmo as pessoas que comem de tudo, gostam de saber o que estão comendo. E os garçons também devem saber o que estão servindo. É muito mais prazeroso saber o que estamos comendo, e a história ou origem por trás de cada prato.

* Degustar todos os pratos escolhidos, obviamente. Essa é uma das partes mais gostosa dos preparativos do casamento. É importante para ter certeza que está tudo conforme o que você maginou.

Foto: Alê Borges

converse com a gente
 0      0        0
DEIXE SEU comentário
22 Comentários
  1. Bárbara, disse:

    Casamento sem comida é horrível. À duas semanas fui num casamento que só serviu fingers, o que aconteceu foi que os convidados começaram a ir embora cedo e a festa ficou vazia. Além da seleção musical estar péssima e agradando apenas a faixa etária mais jovem, tenho certeza que a falta de comida ajudou para a festa ficar vazia.

  2. Mel, disse:

    Essa história do menu na mesa, nunca vi por aqui… Mas é interessante se o jantar for servido à inglesa. E se for buffet? É necessário plaquinhas descrevendo cada prato?
    Bom, também queria comentar sobre servir bebidas e canapés (finger foods), antes da chegada dos noivos na recepção: acho importante: primeiro porque o pessoal fica mais tranquilo nessa espera curtindo um som e conversando (quero dizer que as pessoas não ficam “exaustas” de esperar pelo jantar, pois existem muitas rotinas programadas pelo casal antes do jantar – fotos, vídeo do casal no telão, etc. que, aliás, não devem demorar tanto tempo como a Fer já disse aqui no blog), e segundo, a questão do finger food é importante pra evitar possíveis exageros etílicos de alguns convidados (volta e meia acontece, não dá pra dizer que não acontece, porque acontece).
    No final fica tudo muito bem preparado e elegante!
    Abraços

  3. debora camargo holanda, disse:

    ué? onde já se viu casamento sem comida? é pra rir né??? eu fui em um casamento agora em setembro que a noiva tinha pânico de acabar a comida! toda hora passava na mesa.. tá tudo certinho? tão servindo bem? rs… imagina só, foi em minas o mais engraçado é que fui pedir uma caipirinha no bar e perguntei se tinha pinga, o barman ficou ofendido!!! me perguntou: onde já se viu minas não ter cachaça? rss.. você está certa fernanda, a não ser que se tome inibidores de apetite, boa comida e bebida e boa música são a alma da festa!
    beijos!

  4. Nathália, disse:

    Oi Fernanda!

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog. Virou um vício, todos os dias visito o blog e adoro tudo o que vejo. Estou encantada!
    Quanto ao post sobre dicas de menu e chef vc tem total razão. Será que vc saberia me informar quantos garçons são necessários para o bom desempenho da festa? Obrigada!
    Abraços!

  5. Adri Lee, disse:

    Outro dia ouvi uma pérola..que tive vontade de sumir!!
    “Bolo de casamento não precisa ser gostoso, tem que ser bonito”.
    Quem pensa assim, imagina o que irá servir para os convidados… De verdade, senti uma dor no coração.
    Pra mim, convidado tem que ser tratado como Rei! É uma honra tê-los compartilhando de nossa alegria.
    Trate os outros como gostaria de ser tratado… Isso vale para tudo.

  6. Gleice, disse:

    Mto bom esse post, valeu pelas dicas.

    Bjuz

  7. Alexandre Borges, disse:

    Que legal ver uma foto minha aqui!
    A propósito, essa banana frita com sorvete estava uma delícia!!!
    ô saudade desse casamento de ubatuba…

  8. Luciana Teixeira, disse:

    Fer, gostaria de saber uma coisa: todo mundo está dizendo que nunca viu casamento sem comida! Mas e no caso de casamento sem festa??? Bom, eu sou uma noiva que acompanha seu blog, amo de paixão, e comento todos os posts, mas a minha realidade é muito diferente do que vejo aqui, eu não vou ter uma festa de casamento, mas não abro mão de me casar só por causa disso, aliás estou de casamento marcado para setembro de 2012!! Vc acha deselagante não oferecer uma festa para os convidaos que se esforçaram para ir no casamento, deram presente, ou até mesmo vieram de outro de outro lugar?? Queria saber sua opinião! Pode me responder em particular por e-mail se vc achar melhor!
    Adoro o blog e não deixo de acompanhar só pq não vou fazer festa, amo ver os lindos casamentos e dicas que vc posta aqui!!!
    Bjos da sua fã!!

  9. Carla Martins, disse:

    Adorei o blog, mas agora estou com uma super dúvida: moro em paraty/RJ e vamos casar aqui. A festa vai ser num espaço ao ar livre e não muito grande, e por isso não tenho como colocar mesas para todos se sentarem. Por essa razão decidi servir apenas finger food, porém com bastante variedade e algumas ilhas com queijos, canapés, etc espalhados pelo local.. Será que vamos passar fome??
    Estou preocupada!

  10. Danielle, disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se voce tem alguma dica para buffets no rio de janeiro ja que pretendo servir um cardápio mais parecido com “comidas de botequim”. Pretendo me casar na praia e meu namorado, que adora samba, quer colocar uma roda de samba no evento, achei então que nada melhor pra acompanhar do que esse tipo de comida.
    Obrigada

  11. samara, disse:

    Olá!!adoro o blog e preciso de uma ajuda.meu namorado e eu somos vegetarianos e ele não quer nehum tipo de carne no buffet, vc teria alguma sugestao?bjos

  12. Natália de lima, disse:

    Olá!!! eu já fui a diversos casamentos que apenas serviram finger fods ou então mini porcões que com a variedade de coisas servidas nao perderam em nada para um casamento que servisse comida…

  13. Carol, disse:

    Meninas, estou em tratativas com o buffet do meu casamento…mas sinceramente, não gostei muito das opções que me ofereceram…gostaria muuuuito de dicas de cardápio (cocktail e jantar)….Bjos

  14. Carol, disse:

    Fe e meninas, preciso de dicas de cardápio para buffet do meu casamento…Sinceramente, não gostei das opções que foram oferedidas, mas tbm não tive nenhuma idéia inspirada. HELP!

  15. Heloisa, disse:

    Oi Fernanda… te assisti hj no Encontro com Fátima Bernades e estou adorando seu blog. Vou me casar em setembro/2013. Já fechei com o buffet, mas não será jantar, apenas finger foods. Como os comentários, fiquei na dúvida… isso é deselegante??? No aguardo!!

  16. celeste paiva, disse:

    A minha pergunta é a mesma da Heloísa, gostaria de serve somente finger foods e ter aparadores de comida mineira, o que vcs acham.

  17. Adriana, disse:

    Oi Fernanda. Primeiramente, quero parabenizá-la por seu blog: ele é ótimo!
    Vou casar na praia (litoral norte), em fevereiro/14, você tem recomendações de buffet lá? Seria mais fácil do que levar alguém de SP e pagar o deslocamento do pessoal do buffet. Ah! Tem dicas de menus para casamentos na praia?Tks! Bjs

  18. Andréia Silva, disse:

    Meu noivo e eu adoramos o blog! Todas as dicas são demais!!!!!!!!!!! Bjsss!

  19. Érica, disse:

    Fernanda parabéns, tudo lindo do seu blog :) amei as dicas

  20. valeria, disse:

    Oi fernanda!! Tudo bem? Estou ajudando uma amiga a organizar a festa de casamento dela e minha tarefa tá sendo pesquisar buffet e menu! E por isso gostaria de te perguntar se jantar tipo self service vale a pena e se tenho que mandar fazer cardápios para as mesas mesmo assim??
    Se você tiver sugestões também para me ajudar vai ser um máximo!!!
    Estamos tentando cortar custos e por isso estamos fazendo a maioria das coisas e por isso to pedindo ajuda!!!!!

    Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>