faq Pergunta: “Eu não sei como convidar os padrinhos. Vou casar daqui há um ano. Tenho que já falar agora? Tem que ser um convite formal?  Com um jantar?  Tenho que já entregar uma presente especial no momento do pedido ou espero para fazer isto no momento de entregar o convite?”

Resposta:

Recebo muitas perguntas com dúvidas como essa acima. Posso falar minha opinião? Gente, a vida é muito mais simples do que vocês imaginam! Não existe uma regra sobre como convidar os padrinhos, não existe “tem que”. Pode ser da forma como você quiser, da forma como você se sente mais à vontade.

Vou contar como foi no meu caso. Como há padrinhos de turmas diferentes, foram vários convites, mas todos de forma simples e discontraída. Um dia saimos com um grupo de 3 casais que queríamos convidar para ser padrinhos. Fomos comer um lanche numa lanchonete qualquer, programa simples de fim de semana. Não tinha sido nem nós que havíamos combinado o lanche nem nada. Mas quando estavam todos já sentados e com as bebidas servidas, aproveitamos a oportunidade de ter todos reunidos e fizemos o convite. Brindamos com os sucos e refrigerantes e nos divertimos no resto da noite. Em outro caso, fomos comer pizza na casa de um casal amigo, eles mesmos haviam nos chamado para a pizza. Aproveitamos a oportunidade e fizemos o convite. Para uma das madrinhas, a situação foi mais inusitada. Estavámos num circo! E no intervalo da apresentação aproveitamos e fizemos o convite para ela. Outra madrinha minha mora em Londres, tive que fazer o convite por telefone mesmo. Foi simples assim!

Não precisa de formalidade, a não ser que você queira. Mas muitas vezes o chique é a informalidade! ;-)

Eu acho a ideia de fazer um jantar muito boa também. Reunir todos os seus amigos na sua casa e oferecer um jantar para eles, e aproveitar e fazer um pequeno e simpático discurso dizendo que eles estão ali por serem pessoas especiais e que você e seu noivo gostariam de aproveitar a oportunidade para convidá-los para serem padrinhos do casamento. Não precisa ser um jantar formal, pode ser um simples encontro de amigos.

Acho ideal convidar os padrinhos com 8 a 6 meses de antecedência, assim eles podem se envolver com seus preparativos. Se não quiser convidar com tanta antecedência, não tem problema, mas faça com no mínimo 3 meses de antecedência para não correr o risco da pessoa ter marcado outro compromisso na data, como uma viagem ao exterior de férias, por exemplo.

Sobre os presentes, sinceramente? Quando casei, há 2 anos atrás, não tinha essa “moda” de dar presentes para os padrinhos. Eu já fui madrinha algumas vezes e nunca ganhei presente, e também não dei nenhum presente para meus padrinhos. Na minha opinião o presente é justamente convidá-los para abençoar a união. Acho uma honra ser convidada para ser madrinha. Nunca achei necessário entregar algum presente. Na época do meu casamento foi quando surgiu aquelas caixas com uma garrafa de espumante personalizada e texto de convite impresso na caixa, para entregar para os padrinhos na hora de convidá-los. Eu achei lindo, mas na época o orçamento ficou em R$1.000,00. Simplesmente preferi não fazer, porque preferi gastar essa verba contratando um bom fotógrafo, por exemplo, do que gastar em lembrancinhas e presentinhos. Hoje em dia existem milhares de opções para presentes de padrinhos. Escolha algo que tenha algum significado para você, e tanto faz se entregará na hora de fazer o convite, na hora de entregar o convite impresso ou após a festa, em forma de agradecimento. Você decide!

Quando convidar seus padrinhos, tenha já a data do casamento, horário e local decididos, e os informe. As madrinhas começarão a te perguntar sobre os trajes, então o ideal é que você já tenha definido se fará alguma exigência de tonalidades ou se deixará livre, se todas deverão estar de longo, etc. Assim elas já podem ir se programando!

Boa sorte e aproveite esse momento especial de estar entre amigos!

converse com a gente
 0      0        0
DEIXE SEU comentário
32 Comentários
  1. Jane, disse:

    Tambem nao entendo essa formalidade toda pra convidar padrinhos que, a principio, sao pessoas bem intimas que dispensam formalidades.

    Os meus eu convidei por telefone mesmo. Afinal, moro em outro país! Sem falar que dois casais ja estavam sub-entendidos como padrinhos! (irmao e melhor amiga com conjuges, e o convite já teve tom de quase intimacao, tipo “sabe que voces sao padrinhos, né”?)

    O Rafa ainda juntou dois dos tres casais que convidou pra convidar pessoalmente num churrasco, mas foi bem informal também.

    Tb nunca ganhei presente qdo fui madrinha e nem pretendo dar. Minha verba esta curta e acho que isso e invencao, modinha do “Mercado casamenteiro” pra arrancar dinheiro das noivas! Mas isso é opiniao minha. Prefiro investir em outras coisas que já tive que cortar, e teria que ter muita verba sobrando pra dar presente a padrinhos. Mas daria se meu casamento fosse só a cerimonia, sem festa, por exemplo.
    Bjs

  2. Cristiana, disse:

    Fernanda e Jane
    Concordo plenamente com vcs.
    Tb não entendo tanta formalidade.
    Os meus convidei por telefone (todos os 2), como no caso da Jane, o meu irmão e a minha melhor amiga já estavam sub-entendidos (essa eu copiei de vc, Jane). Ainda cogitei não ter o meu irmão e só ter madrinhas e a minha mãe falou q ele já tinha dito p/ os amigos q eu ia casar e ele era padrinho… Não vou dar presente não. Tb acho que o presente é o convite para estarem do seu lado nesse dia tão especial. Beijos.

  3. Daniela Neri, disse:

    Fe, concordo com vc, não precisa tanta formalidade… ser convidada p/ ser madrinha/padrinho já é um grande presente!
    Tbém acho ideal chamá-los de 6 a 8 meses de antecedência…
    Super bjOOOOoooo

  4. Kamilla Campos, disse:

    No nosso noivado fizemos um jantar e decidimos convidar além de nossos pais,os nossos padrinhos.Quando a gente ligava para convidar para o jantar eles ficavam tão felizes com a notícia q gente aproveitava para fazer o convite dizendo:”Olha vcs tem q vir para o jantar,pois vcs são nossos padrinhos”.E eles ficavam super felizes.
    E eu não mandarei fazer lembrancinhas especias para os padrinhos,pois acho q já os presentiei convidando para serem padrinhos em um momento tão especial para nós.
    Já fui madrinha vária vezes e não ganhei nenhuma lembrança especial,mas sinceramnte?nem fez diferença,pois eu já estava feliz demais em ser Madrinha.

  5. Kamilla Campos, disse:

    Antigamente,não tão longe,o pessoal só convidava para ser padrinhos pessoas ricas da sociedade e geralmente quem convidava eram os pais dos noivos,só para ganhar presentes bons e mostrar “q o evento foi tão bacana q fulano foi o padrinho…”Hj preferimos convidar nossos amigos íntimos q desde do ínicio já sabem q seram os padrinhos q nos dando ou não prsentes bons sempre estarão aí ao nosso lado.Então não precisa de formalidade.

  6. Renata Martins, disse:

    Bom dia!!!
    Eu já comecei a convidar nossos padrinhos e madrinhas…e fiz uma caixinha com uma mensagem personalizada para cada casal, e coloquei um bombom dentro. Foi muito legal a recepção deles com o nosso convite. E não convidamos nenhum deles pensando no presente que iremos receber deles, ao contrário, nosso melhor presente está sendo eles aceitarem o convite de padrinhos…pq amigo presente, não tem preço.
    E em relação a dar uma lembrança para eles, darei sim, algo bem simples, como uma forma de agradecimento.
    Vou postar as fotos do convitinho de padrinhos e madrinhas.

    =**

  7. Natalia, disse:

    Olás! Meu casamento foi em novembro passado e nesse ponto seguimos quase a mesma linha da Renata Martins. Fizemos uma caixa com nossa foto em marca d’agua no fundo e a tampa tinha uma transparência, onde imprimimos uma mensagem e informações sobre data, hora e local do casamento. Dentro da caixa colocamos 6 bombons recheados, preparados por nós dois! Foi divertido ir para a cozinha com meu noivo preparar chocolates e a melhor forma que encontramos de retribuir todo o carinho que essas pessoas nos dispensam. A reação de cada um ao receber o convite e saber que fomos nós mesmos que, na correria dos preparativos, nos propusemos a fazer, foi única!

  8. Graziana, disse:

    É verdade Fer. Acho que cada um convida à sua forma. Os meus, fiz um convite personalizado. Eu mesma que fiz. Peguei uma mensagem bem bonita, adaptei com algumas frases minhas e fiz um convite. Fiz também marcadores de livro e entreguei junto. Para alguns foi surpresa, outros já sabiam pq eu já tinha falado antes. Mas foi muito boa a experiência. Apesar de alguns percalços, foi gostoso. E agora esse mês, vou entregar os convites do casamento e pretendo entregar junto com as lembranças. Eu mesma montei. Comprei mini vinhos, personalizei o rótulo com nossa caricatura, comprei taças e mandei fazer as caixas decoradas com a mãe de uma amiga. Simples assim! E ficou lindo… acho que vão gostar… é isso! Realmente é simples assim!

  9. Aline Chaves, disse:

    Também concordo com vocês! Para que tanta formalidade? Já não são amigos?

    Beijos Flor

  10. Adriana, disse:

    ufa….os meus convites foram exatamente como vc relatou!!! Na total informalidade mas com um bom discurso…Só para minha amiga super mega blaster especial eu levei um vaso de flores.
    Um beijo
    Adri

  11. Adriana de Mendonça Campos Terrazas, disse:

    Fiz td de forma bem simples e discreta mas por outras razões…várias pessoas q amo muito deixaram claro a vontade de serem nossos padrinhos de casamento, o q achei um pouco deselegante (apesar de serem pessoas que AAAAMMMMOO MMMUUUIITTTOOO), NÃO ME LEVEM A MAL, mas acredito q os padrinhos são seus conselheiros em momentos bons e ruins por isso escolhi pessoas que julgo serem coerentes com minha religião e que acompanharam a história do casal desde o começo…portanto…para não fazer estardalhaço e espalhar a discórdia entre amigos queridos, fizemos os convites verbalmente em encontros informais!!!!

  12. Carolina, disse:

    Oi, Fernanda.
    Quando fui madrinha, algumas vezes ganhei presente e outras não. Acho que é exatamente assim: vc não fica esperando presente, fica super feliz quando é convidada para ser madrinha e surpresa quando ainda ganha um presentinho! Para o meu casamento, já convidei todos os padrinhos verbalmente, por telefone mesmo assim que soubemos a data, para eles se programarem! Quanto ao presente, ainda não decidi e vou avaliar os custos. Gostaria de dar alguma coisa para ficar ainda mais especial…

  13. Graziana, disse:

    Eu sei que ser padrinho de casamento é muito especial e importante, já fui de alguns e amei só emt er sido convidada. Em alguns ganhei presentes e em outros não. Mas sinceramente,achei muito interessante eu mesma bolar a lembrança. Não vai sair nada assim tão caro. E será uma recordação eterna! Fiz questão do presente pq sei que padrinhos gastam muito também com o nosso casamento. Trajes, make up, presente etc etc etc e é apenas uma singela forma de retribuição. Aqui em Aju isso é bastante utilizado, dos casamentos mais simples aos mais sofisticados. E muitas noivas fazem as lembranças elas mesmas, o que dá um toque mais que especial.

  14. Flavinha, disse:

    Fe, adorei a dica, principalmente porque tinha muitas duvidas com relação ao presente/não presente dos padrinhos.
    Tenho uma amiga bem esmobe que vai casar e tudo que eu comento do meu casamento/festa ela acha ruim e fala que o dela é melhor e mais grandioso.
    Fico feliz em saber que o simples ainda é chique e que o que mais vale é a intenção de convidar as pessoas especiais e nao o presente em si!
    Valeu pela dica!

  15. Larissa Koppe, disse:

    Quantos posts deliciosos! estou amando!! Eu também convidei meus padrinhos informalmente, afinal todos são bem íntimos, de outra forma nem combinaria…

  16. Camila Stecca, disse:

    Concordo que não deve haver nada de formalidades na hora de convidar. Acho até que, se a pessoa não puder participar por qquer motivo, pode ficar constrangida em dizer não se o convite for muito formal. No meu caso, minhas amigas já sabia que seriam e quando eu marquei a data apenas informei. Os padrinhos do meu noivo são todos de fora do país, então o convite foi feito pelo telefone mesmo. Sobre os presentes, não acho necessário mas eu adoro presentear então fiz algo que representa o quanto essas pessoas são importantes pra mim e que as façam lembrar disso sempre. Como já disseram o maior presente é ser convidado pra “apadrinhar” o casamento.
    Ai Fer adoro cada dia mais o blog…é tão gostoso passar por aqui.
    Bjs

  17. Luciana Paola, disse:

    Fiz um convite por escrito, que entreguei junto com o “save the date”. Então, como estávamos nos encontrando com os convidados para entregar o “save the date”, aos padrinhos entregamos também o convite para que fossem padrinhos, dizendo que eram pessoas especiais em nossoas vidas e que nos deixariam muito felizes se aceitassem ser padrinhos de nosso casamento. E foi muito legal ver a emoçao de todos lendo o convite! Como lembrança, daremos um porta-retrato, pois enviaremos fotos do casamento depois.

  18. Ayla Nascimento, disse:

    Concordo!!! Devemos chamar pessoas especiais e que amamos para ser nossos padrinhos. E a forma como vamos convidá-los, não importa!

  19. Sue Ellen, disse:

    Oi Fe.

    Depois de seguir sua dica de ter 3 casais de um lado e 4 casais do outro fizemos um video para convidar os padrinhos.

    A ideia era chamar todos aqui em casa e passar o video, dizendo ser o video que passaríamos na festa de casamento, mas ficamos com medo de não conseguir reunir todos.

    Fomos aos poucos e já convidamos mais da metade.

    É muito emocionante, pois quando eles menos esperam aparece o convite no video.

  20. Aline, disse:

    Oi Fernanda!
    Tudo bem?
    Fui madrinha de dois casamentos, sendo que em um também organizei o chá de cozinha, não ganhei presente ou convite especial e não fiquei chateada por isso.
    Vou me casar em julho de 2011, gostaria de dar uma lembrancinha aos padrinhos, mas assim como você, prefiro gastar dinheiro em outras coisas, então vou convidar informalmente, creio que assim como ficquei feliz com os convites que recebi, eles também ficarão!
    Um beijo

  21. Aline, disse:

    Oi Fermanda!
    Fui madrinha de dois casamentos, e em um deles também organizei o chá de cozinha (sozinha!). Não recebi um convite diferente dos outros nem presente, e nem por isso fiquei chateada.
    No meu casamento, assim como você, prefiro investir o dinheiro em outra coisa, então quando for convidar oficialmente, não vou me preocupar com presente, no máximo darei uns chocolates, hahaha!
    Um beijo

  22. cassia, disse:

    Acho que ser convidado à abançoar um união entre duas pessoas que se amam é realmente uma prazer e uma satisfação. Por isso mesmo preferimos quatro casais de cada um, amigos queridos que de alguma forma fizeram e fazem parte de nossa historia de amor. Por isso concordo que não deve haver tanta formalidade, um simples convite informal em meio a uma breja gelada já basta kkkkkkkk.

  23. Mariana, disse:

    Ei pessoal!!

    Eu estou AMANDO convidar nossos padrinhos!!!

    Encomendei “mini bolinhos” (cópia exata do meu bolo verdadeiro – é uma Nhá Benta) e estamos convidando aos poucos. Está sendo um sucesso e nós, os noivos, estamos adorando dar este “mimo”.

  24. Juliana Vieira, disse:

    Bom,concordo com a Fernanda.

    Mas na verdade suas dicas estão me ajudando bastante,mas imagina tenho 17 anos e estou noiva Não sei nem por onde começar Me ajuda Fê!:/

  25. Thais, disse:

    Estou em dúvida do que fazer! Hoje vou até um atelier para ver esses mini bolinhos, adoro dar presentes, aind amais nessa ocasião……. adorei a dica Mariana… bjs

  26. Alexandrina Luisa mabjaia, disse:

    vou me casar no dia 24 de Setembro de 2011, e queria convidar a um casal amigo para serem os nossos padrinhos, mas queria fazer algo diferente enviando lhes um convite formal feito por mim, o meu grande dilema é que mensagem irei colocar. Por favor ajudem me a encontrar um mensagem linda.

    aguardo.

  27. Pingback: Primeiro casal de padrinhos | cadeotempo

  28. Débora, disse:

    Vou me casar 03/12/11 e já convidei 90% dos meus padrinhos.
    Eu mesma elaborei um convite com uma foto minha e do meu noivo de plano de fundo.
    Escrevi:
    ” PARABÉNS VOCÊS FORAM PROMOVIDOS A PADRINHOS
    As atribuiçõs do cargo vocês já conhecem e coloquei vários verbos como: mimar, aconselhar, etc…etc…”
    E no final tinha a pergunta “aceitam o cargo?”
    Coloquei também a data do casamento, local, apenas para ficar de lembrete.
    Imprimi em papel foto e coloquei em envelopes escuros e escrevi de dourado o nome do casal ou do padrinha/madrinha
    Para o solteiros só adapitei as frases: em vez de vocês, coloquei você…etc.

    Minha daminha e meu pajem são pequenos mas já sabem ler, fiz uma versão simplificada apenas com: Você foi promovida a Dama de Honra. Aceita o cargo?” As crianças ficaram extremamente felizes.

    O melhor mesmo é q levamos nossa câmera de mão e filmamos o momento das entregas e vou ver se edito para guardar como lembrança.

    Momentos como esses são eternos!!!!!

  29. Juliana Bastos, disse:

    Por favor me ajude, tenho 17 anos e vou me casar ano que vem. Por onde devo começar? Como organizar um bom casamento,uma boa festa, uma boa decoração? O que devo colocar e não colocar? O que faço estou perdida!

    Beijos e até!

  30. Juliana Bastos, disse:

    Meu casamento será em uma Chacara com Lagoa, meu casamento deve ser de dia ou de noite? E como devo arrumar?

  31. ANA PAULA, disse:

    ADOREI A OPINIÃO DE TODAS, MAS TAMBÉM IREI CASAR EM DEZEMBRO E NÃO TENHO NENHUMA MENSAGENS PARA POR NO CONVITE DOS PADRINHOS, E GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE VOCÊS OBRIGADA ! MANDA PELO MEU EMAIL POR FAVOR AH !UMA MENSAGEM CURTA DE PREFERÊNCIA .

  32. Fabricia, disse:

    Olá meninas.
    Vou me casar em novembro desse ano,qdo fui
    convidar meus padrinhos não teve nehuma formalidade tb
    até pq nossos padrinhos são pessoas da
    nossa família mesmo,tios,tias,primas,priomos,irmãos e irmãs.
    E como os irmãos,primos…são solteiros…já fui falando quem ia
    fazer par com quem…rsss…foi muito legal e descontraído.Acho
    q sendo da família tudo se torna mais simples eserão pessoas
    q estarão comio e com meu noivo o resto das nossas vidas.Não
    arrependi de ter chamado nenhum deles…e daqui uns 10 anos qdo
    me casar novamente com meu marido de novo….gostaria de cham´-los mais uma vez..

    Boa noite.
    Fiquem com Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>