Tem gente se acha besteira (e eu respeito), mas eu adoro saber que meu vestido está lá pendurado no meu armário. Como diz minha amiga Luciana Ladeira, é a roupa mais importante da vida de uma mulher. Sou apegada a guardar essas boas lembranças.

200566990-002

Após terem lavado o vestido, conforme escrevi aqui, a primeira coisa a fazer é tirar do plástico que vem da lavanderia. Ficar fechado num plástico contribui para o amarelamento.

Depois, guarde o vestido longe de luz e umidade, para evitar desbotamento e bolores.

Seu vestido pode ficar pendurado no armário, fechado numa capa de TNT (é como está o meu), ou fechado numa caixa. TNT significa tecido-não-tecido, é poroso e permite a renovação do ar, evitando o emboloramento.  Caixa, pode ser de papelão ou de polipropileno, e é ideal para vestidos muito pesados ou que o tecido possa “ceder” com o tempo. Eu nunca achei uma caixa grande o suficiente para guardar o meu vestido, por isso está pendurado no armário. Se alguém souber onde comprar uma caixa enorme que caiba um vestido de noiva, deixe nos comentários. Sei que a Jenniffer Bresser faz essas caixas, mas nunca consultei o preço.

E pelo menos 2 vezes por ano, tire seu vestido do armário para “tomar um ar”, arejar, e para você verificar se  estão surgindo manchas. Se estiverem surgindo, leve novamente na lavanderia especializada para eles avaliarem.

Complementando após alguns comentários: diz a lenda que usar papel de seda azul envolto no vestido ajuda e evitar o amarelamento. Não sei se isso é científicamente comprovado, já me falaram que mesmo usando o papel azul, irá amarelar. Enfim, não custa tentar, mas não tenho certeza da eficácia.

converse com a gente
 0      0        0
DEIXE SEU comentário
16 Comentários
  1. Patricia, disse:

    Fernanda, o meu está em uma caixa (o estilista entregou assim). Disseram que é bom envolver o vestido em celofane azul, para amenizar o amarelamento… Sabia disso? Será que é bom mesmo?

  2. Andreza, disse:

    Fê,

    A Constance já fez um post uma vez sobre o papel azul. Mas acho que era de seda, se não me engano.

    Beijo!

  3. Dani Freitas, disse:

    Fe, dê uma olhada na Leroy Merlin (sim!). Eles vendem caixas de papelão para organização de closets muito boas, tem de todos os tamanhos. Na Etna também tem.
    Eu já usei o meu vestido de “noiva” duas vezes, depois do casamento… hehe…

  4. Bia Malfatti, disse:

    Taí uma das coisas que eu faria se fosse casar hoje. Na ansiedade de ver o vestido praticamente na primeira loja que eu fui fechei primeiro aluguel. Sendo que com o valor pago, poderia comprar um excelente vestido!
    bjo

  5. Priscila, disse:

    O meu também está guardadinho! Mantive ele dentro da capa que é de tecido (parece um cetim) e dentro de uma caixa de papelão branco.

    De vez em quando deixo ele ventilando um pouco. Meu sonho é ver minha (futura) filha casando com ele.

  6. Priscila, disse:

    Minha avó guardou os vestidos da minha mãe e da minha tia (que ela fez!) envoltos em papel de seda azul e depois dentro de uma caixa. O da minha mãe já tem 29 anos e o da minha tia 17 e ambos estão em perfeito estado!

  7. Renée Samora, disse:

    Olá Fernanda, o vestido da minha mãe tbm já tem 29 anos e continua lindo e branquinho, ela guarda envolto em plastico azul (é o mesmo plastico de quando ele ficou pronto e a costureira – minha tia – entregou para minha mãe) e dentro de uma caixa.
    bjoks

  8. Jackeline, disse:

    Fernanda, obrigada pelas dicas. Muito bom chamar atenção para o detalhe do peso do tecido com o vestido pendurado.
    minha preocupação é em guardar o vestido ANTES da festa, pois comprei no exterior e meu casamento é só ano que vem. Estou preocupada em guardá-lo perfeitinho.
    beijinhos,

  9. Isabela Sady, disse:

    Oi Fernanda,
    Fiz o meu na Maria Cereja.
    Depois de lavado, elas me disseram para guardá-lo no saco que veio (acho que é de TNT, não me lembro), embrulhar com papel de seda branco e guardar dentro de uma caixa de papelão (comprei em papelaria).
    Será que vai amarelar ?
    beijos

  10. Luciana Ladeira, disse:

    Bom, meu vestido foi alugado, então não pude guardar :(

    Mas, na minha família várias mulheres guardaram por um tempo. Por um tempo pq o vestido depois sempre virava alguma coisa, ou era passado para outra noiva da família, o véu da minha mãe foi usado de “mosquiteiro” para o meu irmão qdo ele nasceu (minha vó era costureira de mão cheia e expert em transformações), as sobras do vestido da minha tia viraram um vestido de noiva “caipira” qdo eu era criança, enfim, acho o máximo quem pode guardar, seja por recordação, seja para transformá-lo, seja para passar para outra pessoa viver a mesma emoção. Adoraria ter guardado o meu.

  11. Nize Louzan, disse:

    existem caixas feitas especialmente para vestido de noiva. caixas forradas em seda ou no mesmo tecido do vestido. eu confecciono as caixas no tamanho que quiser. meu email te contato(nicklouzan@hotmail.).beijos e qualquer dúvida meninas é só adcionar o email.

  12. Ana B., disse:

    Ah…Fernanda….pra variar concordo inteiramente com o que vc escreveu aqui!
    Também não tenho coragem de me desfazer do meu….até penso que, no futuro se aparecer alguém especial a quem eu possa dá-lo, talvez eu faça isso….mas terá que ser alguém muito especial….porque de fato é algo demasiadamente importante e que marca profundamente a experiência do casamento!
    Obrigada pelas dicas para guardá-lo!
    Beijinhos

  13. Pâmela Oliveira, disse:

    Olá! Fiz meu vestido com costureira especializada. Foi a melhor escolha. Também amo saber que ela está lá e posso vê-lo e pegá-lo e saber que só eu o usei…
    Já vou usar algumas dicas daqui e a primeira coisa a fazer é tirar do plástico…
    Bjos

  14. vanda, disse:

    Estou cursando artes visuais na U.F.U. Em uma das disciplinas terei que fazer um trabalho,cujo tema escolhi “vestido de noiva”. Agora necessito saber o que leva uma mulher a guardar o vestido de noiva. Se possível,me dêm mais respostas,alem das tradicionais que a maioria das mulheres responderam: que guardaram os vestidos por recordação.

  15. Regi, disse:

    O meu ainda está pendurado, mas vou guardar dentro de uma caixa de papelão de cobertor. Acho que vou seguir a dica do papel de seda azul. :-) Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>