Vamos combinar uma coisa? Me prometa que seu chá de cozinha não será entediante? Me desculpa a sinceridade, mas tem tanto chá de cozinha chato por aí, até os convidados ficam com preguiça de ir. Ninguém aguenta mais aquelas brincadeiras chatas de sempre, de ter que pagar mico, de enrolar a noiva com rolos de papel higiênico e fantasias esquisitas, isso sem contar quando as brincadeiras beiram a vulgaridade…

Vamos fazer festas chá de cozinha que sejam alegres, uma festa encontro de amigas, em que a maior parte do tempo seja conversando, rindo, comendo e bebendo, e não pagando micos! :-)

O que eu acho legal:

- amigas que se preocupam em fazer uma festinha bonita: pensam na decoração, nos comes e bebes, e em música animada tocando.

- em geral, é organizado pelas madrinhas ou familiares da noiva.

- deve acontecer no mês que precede o casamento. Não deixe para fazer nos 15 dias anteriores à festa, porque você estará ocupada com outros detalhes.

- obviamente (espero que seja óbvio), todos convidados para o chá devem ser convidados para o casamento.

- faça um convite bonitinho, pode ser enviado por e-mail neste caso. É muito simpático convidar por telefone também.  O ideal é que seja num sábado, fim de tarde.

convite2

- lembrancinhas: é simpático dar aos convidados em retribuição à presença e presente. Pode ser um simples pão de mel ou potinhos com brigadeiro, pano de prato decorado, ou use sua criatividade! (as lembrancinhas podem ser providenciadas pela noiva, e não pelas organizadoras do chá).

chapanela

Lembrancinhas de chocolate da Peppermint Place.

- as brincadeiras:

1) Adoro a ideia de convidadas levarem sua receita favorita para montar um fichário de receitas para a noiva;

2) Quando as convidadas gravam um video de depoimentos e histórias engraçadas sobre a noiva (tipo o “arquivo confidencial” do Faustão, sabe?);

3) Quando cada convidada, ao chegar na festa, deve escrever num caderninho uma dica para a noiva ser uma boa esposa ou boa dona de casa. Vale aqui coisas engraçadas. Na hora de abrir os presentes, a noiva tem que advinhar quem escreveu cada “dica”, e se errar, paga o castigo. Vale dizer que não gosto dessa história de castigos, deve ser algo rápido, como rolha queimada no rosto, ou escrever o nome da amiga no braço com canetinha. O legal é que o livrinho com as “dicas das amigas” fica de lembrança para a noiva.

4) Quando todas já estão bem “alegrinhas” na festa, brincar de mímicas, rock band, karaokê é sempre engraçado.

5) Está na moda, e eu adoro a ideia, contratar uma professora de culinária, ou maquiagem, ou strip-tease, ou vinhos para dar um curso rápido às convidadas. Fica super interessante!

Quem tiver histórias de chás de cozinha que foram bem legais ou diferentes, pode deixar nos comentários! Em outro post darei sugestões de temas, aguardem!

converse com a gente
 0      0        0
DEIXE SEU comentário
49 Comentários
  1. Larissa, disse:

    Uma coisa muito legal que sempre fazemos é um video com o noivo onde ele deve reponder várias perguntas e a noiva tem que adivinhar o que ele respondeu, se acertar abre um presente se errar bebe!!! As perguntas são das mais variasdas, desde a rupa que usou no primeiro encontro da calcinha predileta, do motel que mais gostam, enfim ai vai da imaginação das amigas e de saber quem estará na festa. Beijo

  2. Daniela, disse:

    Nossa Fê, parece que vc lê pensamentos !!! Minhas madrinhas querem muito fazer meu chá de cozinha, mas qdo eu penso nas coisas chatas que vc citou, na hora perco a vontade …
    Que bom este post pois vou mandar de “dica” para as minhas madrinhas…
    Como sempre vc acertou !
    Bjs .

  3. Kelly Salvadori, disse:

    Ebaaaaa!!!
    Este post é exatamente o que eu preciso para enviar às amigas “organizadoras”…
    Eu simplesmente D.E.T.E.S.T.O. aquelas brincadeiras chatas e cafonas… arghhh… se fosse pra ser desse jeito, preferiria não tê-lo…
    Agora elas irão ter a real idéia de como quero que seja o meu chá…
    Muuito Obrigada, Fe!!
    Beijos.

  4. Mari Dedivitis, disse:

    Que bom incentivar um cha de panela “especial” !
    Nada de brincadeiras sem graça.
    No meu fiz um almoço, contratei um bartender p servir as bebidas , uma mesa com bolo e docinhos …e ficamos conversando sobre a vida de solteira, namoradinhos da adolescência…e depois fiz uma brincadeira :quem acertasse + sobre o meu relacionamento, ganhava um presente ( comprei um perfume) , foi muito bom…foi um encontro das amigas muito divertido !
    Gosto das idéias :
    contratar um gourmet para dar dicas de culinárias;
    contratar um maquiador para dar dicas de beleza, maquiagem;
    ou até contratar uma prof. de dança e ensinar p/ todas as amigas …dancinhas !!!
    bjs….

  5. Mariana, disse:

    Também concordo com chás mais lights, mas tenho que adimitir que amei o meu, que foi esse fim de semana. Minha irmã que organizou, foi divertido e ao mesmo tempo delicado. Teve as brincadeiras de pagar mico e teve o vídeo do meu noivo com as perguntas, com direito a uma declaração de amor no final! Amei! Sou tímida e estava morrendo de medo de pagar mico, mas no fim achei que foi mais legal assim, com mtas histórias pra contar e fotos engraçadas!
    Bjs…

  6. Flávia, disse:

    Adorei o post! Também não gosto das pagações de mico excessivas. Já fui a vários em que sobra também pras convidadas. Tem que dançar na boquinha da garrafa, até cantar o porteiro já vi… Socorro! Ah! Alguém tem alguma dica específica pra chá de lingerie? Me disseram que tem que experimentar as peças e desfilar pras amigas. É assim mesmo?

  7. Mel, disse:

    Concordo plenamente! Chega de chás-de-panela chatos! Vamos nos divertir, é isso que quero no meu chá… Boa música, amigas, uma conversa gostosa, etc. Chega de adivinhação de presentes, pinturas e peças de roupas bregas a cada erro!!!

    Uma idéia que dou, porque já vi acontecendo, é que cada madrinha e convidadas levem um pratinho (pequeno claro, pois podem ser muitas), de doce ou salgado… Para quem não pode bancar a festinha, fica meigo… Mas cada noiva com seu estilo e possibilidades né!

  8. Cybele Costa, disse:

    Fê concordo com tudo que vc falou. Minha irmã que está organizando meu chá de lingerie (não farei de panela pois será lá em Fortaleza e casarei aqui em sampa). Quando fui dar umas opiniões ela ficou chateada.. rsrsrs
    Espero que seja bem legal e diferente. Depois passo aqui e conto..
    Beijoss,
    Cybele

  9. tamis, disse:

    vou ja passar o link do seu blog para as minhas madrinhas…srsrs
    bjkas
    obs- temum selinho pqrq vc no meu blog

  10. Fernanda Floret, disse:

    Flávia – sobrar para as convidadas e ter que dançar boquinha da garrafa e cantar o porteiro é o fim né? Repitam comigo: “jamais faremos isso!!” rs!

    Larissa e Mariana – já vi essa ideia do video com as perguntas e respostas também, e gosto muito. O cuidado é para não ficar algo muito longo e cansativo, e com o nível das perguntas. Se tiver avó, tias, amigas não tão íntimas presentes, não gosto nada de perguntas do tip motel favorito. Já vi perguntarem até a posição sexual favorita… me polpem! Mas, mais uma vez, vai de cada uma, se a noiva é reservada ou extrovertida.

  11. Fernanda Floret, disse:

    Esqueci de responder sobre o chá de lingerie! Nunca vi ter que experimentar e desfilar para as amigas não.. acho totalmente desnecessário! A não ser que a noiva queira e que tenha poucas amigas presentes.

  12. Karinne, disse:

    Eu fui pra um chá que teve uma brincadeira tipo batata quente com as convidadas e quando parava a música a pessoa tinha que abrir a caixa enooorme com um presente X pra todo mundo, tudo comprado em sex shop. Uma certa senhora da alta society daqui ganhou uma calcinha fio-dental e não é que ela levantou a saia pra mostrar a calcinha recém-colocada, os barmen não entortaram mais o pescoço porque não eram emas kkk.

  13. Fabi, disse:

    Ai, eu simplesmente adorei as dicas. Não estou noiva, nem tenho namorado, mas guardo as suas dicas, sabia? são excelentes! bjos

  14. Dani Freitas, disse:

    Fe, que ÓTIMO tema! Eu evito chás de cozinha (sempre arrumo um compromisso no dia) justamente por causa da vergonha alheia.
    Duas amigas minhas fizeram algo que acho delícia: um final de semana na praia, em uma casa, com as amigas reunidas. No sábado a tarde, depois do almoço, rolou o famoso questionário dos noivos, mas sem castigo, só para diversão – e respostas fofas dos meninos para todo mundo ficar fazendo “ohn”. Super divertido.
    No meu casamento, avisei a todo mundo que eu não queria saber de chá de nada, já que sempre tive pavor deles. Mas minhas três madrinhas não se conformaram e fizeram uma festa surpresa para mim, um “champã de lingerie”. Uma amiga me convidou para jantar na casa dela, e quando cheguei lá, estavam todas as minhas amigas mais próximas, e algumas primas e cunhadas. Elas levaram presentes – lingeries – mas não teve o “momento abrir presentes”, que eu também detesto. Eu abri os presentes conforme as pessoas me deram, a gente comeu uns docinhos, tomou uns espumantes e foi uma noite bem legal. Elas fizeram o questionário com o meu marido, eu errei quase todas as respostas – e tomei vários espumantes por causa disso. Foi uma noite bacana, sem constrangimentos, sem vergonha do alheio.

  15. Adri Lee, disse:

    Fe, fantastico o post.
    Não fiz chá de nada, mas adorei todas as sugestões dadas aqui.
    Meninas: arrasem!
    Beijinhos

  16. Fernanda, disse:

    Bom dia Fê…
    O que seria: rolha queimada no rosto?
    Quero saber para ver se posso fazer!!!

  17. Fernanda Floret, disse:

    Fernanda – rolha queimada era usada num jogo de cartas chamado “porco”, pelo menos aqui em SP. Trata-se de queimar uma rolha, daí quando vc passa no rosto (como se fosse um carimbo), fica preto, como se tivesse passado carvão no rosto. A pessoa fica com o risto todo “carimbado” de rolha, mas depois dá pra lavar e ficar linda denovo. Bjos

  18. Fernanda, disse:

    Obrigadaaaaaaaaaa…sou de Goiânia e por aqui nunca vi isso!!!

  19. Liliane Cristina, disse:

    Oie Fernanda, adorei a dica e na verdade sempre fico em dúvidas dos chás só de meninas e com os meninos.
    Mas estou optando pelo chá de lingerie e quero uma coisa bem tranquila e divertida uma renião com as amigas e primas para um bom bate papo, boa música, muita risada e imagem e ação que pra gente é sempre um diversão.
    Minha grande dúvida é que tipo de lembranças dar. O que vc sugere?
    Quando isso acontecer eu aviso como foi pra vcs.

    Super beijo!

  20. Luciana Ladeira, disse:

    Fê, meu chá foi bem chatinho. Fui eu que organizei tudo sozinha. Tive 6 madrinhas, mas 2 não eram do RJ, das 4 que estavam aqui 2 estavam grávidas e outras 2 não eram nada animadas, moral da história, foi mega sem graça… Só me diverti na hora de decorar, arrumar as coisinhas. Não me arrependo de ter feito não, mas sei lá, de alguma forma me senti um pouco desprestigiada. Se não fosse a esposa do meu primo que eu nem tenho muito contato a tentar fazer pelo menos a brincadeira de adivinhar os presentes, teria sido mais chato ainda, rsrsrs!!! Por outro lado, tb tive um chá-bar em SP, aqui foi completamente diferente, primeiro pq foi misto (homens eram bem-vindos) e segundo que eu e o noivo fomos de convidados, não sabíamos de nada, os amigos que encomendaram os comes e bebes, enfeitaram o salão, compraram as lembrancinhas, foi bem legal, me senti super querida.

  21. Ana Paula, disse:

    Olá Fernanda!! Parabéns pelo site!!

    Amei este site e vc está me ajudando muuuuuuuuito, Uma das madrinhas q o descobriu, minha manamigadrinha Vivi tb adorou e temos nos inspirado bastante com ele. Eu ñ queria chá de panela mas me animei com seu texto inicial e suas idéias, e vamos aproveitar!

    bjsss e obrigada!

    Ana

  22. Rita de Cássia Fonseca, disse:

    Fernanda, a futura esposa do meu sobrinho me pedio para organizar o chá de cozinha dela, pois ela é infermeira e não tem muito tempo, adorei todas as suas dicas, mas o proplema é que eu não tenho muito contato com as amigas dela, qual das brincadeiras vc indica para todas se introsarem?
    Adorei tudo, também não gosto de apelação.
    Obrigada

  23. adriana, disse:

    Ola, tenho duvidas sobre o convite do chá de cozinha e as lembrancinhas pensei em fazer com prendedores de roupas de madeira, pintá-los, passar gliter e colar florzinhas de biscuit, o q vc acha?

  24. nathalia Cordula Moura, disse:

    Oláá,por favor querida gostaria mto que vc me ajudasse a dá ideias para o meu chá de cozinha,mais eu queria uma coisa mais simples,por que ja vai ser num restaurante frances da minha sogra… Queria saber oq fzer de comes e bebes e as brincadeiras tbm para nao deixar as convidadas desanimadas :) \

  25. kilvinha, disse:

    Pagar micos faz parte ,quanto mas brincadeiras melhor, a tradiçao do cha de panela é essa e nao vale quebrar.

  26. joilma brito franca, disse:

    gostaria de recerber cor de casamento atual
    deste ja agradeco ajuda
    vou casar 15/05/2010. mim ajude pelo amor de DEUS
    e nao sei o que faco sobre cha de pamela.

  27. Tahisa Beatriz de A. Gurgel, disse:

    oiee!! vou organizar o chá da minha irmã!! gostaria de sugestões sobre temas diferentes e legaiss!! alguma coisa relacionado a cachaça, tango….obrigadaa

  28. Caroline, disse:

    Oi Fernanda, adorei seu espaço por aqui e ja virei fã, entro sempre! Além de ter muitas primas em vias de casar rs o meu tmabém não deve estar longe e amo cozinhar e pensei em fazer uma aula de culinária no meu cha para homens e mulheres e com receitinhas sexy, queria saber se você tem indicação de professores ou escolas que fazem isso.
    Beijos e obrigada!

  29. cristiana marques, disse:

    Bom no meu caso eu nao vou casar na igreja, só no civil você acha que devo fazer chá de cozinha?
    minhas amigas pergunta se vou fazer, mas fico sem graça.

    se vc acha que não tem nada a ver , ma da um dica de como posso realizar meu chá de cozinha, adorei a ideia de contratar uma prof. de dança, vc sabe me informar se fica muito caro?

  30. Patrícia, disse:

    Nossa!! Esse post é fantástico.. Estou oragnizando o Chá da mimha melhor amiga, e seus comentários e ideias me ajudaram de mais! Francamente, pagar mico nem na época da vovó ne!! E vamos combinar, o Chá tem que ser só para mulheres, posso até estar ultrapassada, mas é bem mais charnoso!!
    Olha só para quem quiser a dica e precisar.
    Se nao der para voce bancar tudo, porque para fazer uma coisa legal trem que gastar um pouquinho..
    As convidadadas do cha normalmente são as mais intimas dos noivos, entao faça as contas de quanto vai gastar, ex. voce vai gastar R$1.300,00, em uma festa para 50 pessoas, cobre R$45,00 de cada convidada, gaste com a festa o valor estipulado e com o restante R$950,00 voce mesmo compra os presentes e leva todos para o dia do cha, do jeitinho que só voce sabe que sua amiga quer. Estou fazendo dessa maneira, faltam 3 meses para o cha acontecer, depois conto a voces como foi!!

  31. Kelly, disse:

    Olá Fernanda,

    Amo suas ideias… Estou organizando o cha de panela de uma maiga muito querida e quero que saia tudo bem feito e bonito… Seu blog está me ajudando muito, mas sou muito criativa em convites e lembrancinhas, preciso de sua ajuda… Por favor, se der, manda pro emu e-mail esse modelo de convite e muitas ideias legais de lembrancinhas etc… Nao esquece de me mandar como faz tudo… Sei que voce é muito boa nisso…

    Agradeço muito sua atenção…

    Muitíssimo obrigada desde já e aguardo respostas… Beijos;**

  32. EDNA ROSSANA, disse:

    OLA PESSOAL,
    SOU DE ANGOLA

    ESTOU ORGANIZANDO O CHA DE COZINHA DE UMA PRIMA MINHA E ESTÁ CORRENDO TUDO BEM ATÉ AGORA, EU NAO CONHEÇO AS AMIGAS DELAS ENTAO TIVE MESMO DE PEDIR A AJUDA DELA PARA PODER CONTACTAR ALGUMAS. MESMO NAO CONHECENDO ELAS, SE ESTAMOS ALI PARA NOS DIVERTIR, PARA NOS DESPEDIRMOS DA NOSSA AMIGA QUE PASSARÁ A PARA A NOVA FASE DA VIDA DELA , ACHO QUE NAO DEVEMOS TER COMPLEXOS DE NDA, FAREI TODAS AS BRINCADEIRAS POSSIVEIS NAO ESQUECENDO O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO QUE É UM SHOW ESTA BRINCADEIRA, FAREI COM QUE ELAS PAGUEM UM MICO GOSTOSA PELA AMIGA DELAS, FAREI COM QUE DEIXEM CONSELHOS DE COMO ELA DEVE AGIR DIANTE DE SITUAÇÕES FRUSTANTES, VAMOS TOMAR NOSSO CHÁZINHO E DEPOIS CHAMPANHE ATÉ ONDE DER. JA CONSEGUI VARIAS BRINCADEIRAS NO SITE E TENHO CERTEZA QUE TUDO CORRERÁ AS MIL MARAVILHAS…

    ABRAÇOS E VALEU A EXPERIÊNCIA DAS NOIVAS QUE AQUI PASSARAM

  33. Suelen, disse:

    Olá fe adorei seu site.
    Fe tenho uma duvida,gostaria de fazer o meu Chá de cozinha a noite,fica legal???De algumas ideias.
    Grata Susu

  34. Fernanda Guedes, disse:

    Oi Fernanda! Como já disseram nos outros comentários, adorei as dicas, pois sinto exatamente isso com relação a essas brincadeiras chatas… Mas tb sinto que se não houver essas brincadeiras, fica faltando alguma coisa…. Vc comentou de profissionais como professora de culinária, vinhos, strip tease, vc tem alguma indicação???
    Muito obrigada!!!

  35. Aline, disse:

    Olá, um amigo da faculdade me pediu para organizar seu chá de panela, mas estou meio sem saber como fazer isso. O fato é que não conheço muito bem a futura esposa dele, ela é do RJ (sou de BH) e o casamento tbm será no Rio. Haverá um chá de panela lá, mas como os amigos dele de BH não poderão ir ele resolveu fazer um chá aqui tbm (e a noiva nem estará presente). Por favor, preciso de idéias de como fazer isso!!!!

  36. Carol, disse:

    Amei essas dicas,já é passado essa coisa de pintar a noiva,de suja …pedir dinheiro na rua..e outras coisinhas
    Mas estou querendo uma dica para fazer um livro de receitas com frases no interior… .um livro com reitas de amor para fazer para minha amiga
    Amei suas ideias,são demaisssss

  37. Ana Carolina, disse:

    Ola meninas, gostei muito da ideia de contratar alguém para ensinar a cozinhar, estou preparandoo chá de cozinha da minha irmã, e gostaria de alguns contatos se possivel.Obrigada.

  38. Silvana de souza, disse:

    GOSTARIA DE UMA AJUDA!!!!
    EU so vou me casar sem festa!
    …pois infelismente nao vai dar para casar e fazer festa.
    pois estou com um bebe recem nacido e compramos a nossa casa ,e por isso e esses gastos nao vai dar para fazer festa.
    Bom mas gostaria de saber c eu poderia fazer cha de cozinha, mesmo assim?

  39. Fernanda, disse:

    Olá Fêh minha chará ADOREI suas dicas vou me casar daqui a 3 mêses e vou fazer meu chá de cosinha ja sei o que vou fazer e como vou fazer graças as suas dicas maravilhosas.

  40. rebeca, disse:

    ola feh? amei suas dicas elas sao bastante eficas pra quem pensa em fazer um cha de cozinha organizado, e como vc disse, essa de ter que pintar,fazer da noiva uma palhaca,isso deve ser bastante desconfortavel,tem q ser algo bastante organizadinho,com uma diversaozinha,e claro mas com cautela. em fim estou me organizando para casar,e vou ficar sempre coladinha no seu saite,mande novidades tah! xeru

  41. Mary, disse:

    Olá Fernanda, olá meninas!
    Eu me casarei ano que vem e confesso que também não gosto dessas brincadeiras chatas, acho que essas ideias ja estão passadas, precisamos mesmo é inovar.
    Em Outubro fui ao chá de cozinha da minha prima e simplesmente adorei.
    Foi assim…
    A noiva, após a chegada das convidadas, deu uma bexiga (cheia) para cada uma e dentro dela (segundo minha prima) havia um castigo, tínhamos que ficar com nossas bexigas até o fim da brincadeira, até ela dizer quando poderíamos estourar.
    Ao invés de adivinhar quem deu e o que deu de presente, ela distribuiu uma cartelinha para cada uma preencher com ítens que tem na cozinha e começou a fazer um bingo. A cada presente que ela abria, nós tinhamos que riscar na cartela.
    As vencedoras ganharam brindes e ao final ela pediu que estourassemos as bexigas com os castigos, porém, não eram castigos mas sim frases motivadoras como: “Nunca desista dos seus sonhos”, “Você é linda”…… e em algumas bexigas tinham vale-brinde.
    Achei muuuuuuuuuuito divertido.
    Com certeza farei um parecido no meu chá srrss
    Ta aí a dica para as noivas modernas e amigas, madrinhas que queiram inovar em seus chás.

    Bjos!
    Mary

  42. lazara lima, disse:

    gostei muito da dica de cha de cozinha as vezes vamos em alguns chas que da tedio obrigada pela dica

  43. Renata, disse:

    Bom dia, alguém conhece pessoas que trabalham na organização de chás de bebê e cozinha???

    Obrigaaaada :*

  44. Grazi, disse:

    Pessoal,

    Vou me casar apenas no civil e não haverá recepção após o casamento. Gostaria muito de fazer um chá de panelas para reunir minhas amigas nesse momento de alegria. Com uma decoração bem legal toda vermelho e branco (já tenho tudo planejado na minha cabeça!). Vocês acham que fica ruim já que não terei festa de casamento?

  45. Luciana, disse:

    Adorei as dicas. Vou me casar ano que vem e me concentrei no casamento e esqueci o chá de cozinha . Gostei muito da dica da Mary.

  46. Luzia, disse:

    Estou organizando o chá de cozinha da mh irmã, farei a decoração, mas será algo simples na casa da minha mae mesmo. quero saber qual o melhor momento pra abrir os presentes, tipo se deixa mais para o final da festa ou não? e alguma brincadeira especifica pra esse momento! Adorei as dicas desse site.

  47. , disse:

    Bom dia, fui convidada para um chá de cozinha e não poderei comparecer, devo entregar o presente que foi pedido no convite mesmo assim?? Obrigada

    • Fernanda Floret, disse:

      Jô, não, para chá de cozinha, que é mais uma brincadeira entre amigas, não vejo a necessidade de entregar o presente caso não vá comparecer. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>