O que é?

Cada vez mais comum, o chá-bar tem sido preferência ultimamente da maioria dos noivos. A principal diferença em relação ao chá-de-cozinha é que o noivo também participa.  Todos os homens amigos dos noivos são convidados, e não somente as mulheres. O objetivo é não ter uma festa “luluzinha” nem “bolinha”, e sim misturar e interagir todo mundo.

convite2

Quem organiza?

Assim como no chá-de-cozinha, os responsáveis pela organização são as madrinhas, e nesse caso, até padrinhos (se quisrem). Pode ser organziado por alguém da família também. Mas nunca os noivos.

Lista de Presentes

O objetivo dos “chás” são sempre de os amigos ajudarem a montar a casa dos noivos. No caso do chá-bar, além dos itens de cozinha, também entra na lista de presentes coisas de bar como abridor de garrafa, pinça de balde de gelo, caneca de cerveja, porta copos, etc. Há quem presenteie com garrafa de um bom vinho ou whisky, mas isso não é obrigatório, já que os presentes devem ser de valores modestos. Lembre-se que o convidado ainda irá gastar dinheiro no presente do casamento.

Em geral, amigas (os) da noiva levam itens de cozinha e amigos (as) do noivo levam os itens do bar. Você e seu namorando sendo convidados para um chá-bar, não é necessário você levar um presente e seu namorado outro. Cada casal leva apenas um presente.

Não acho delicado quando os organizadores do chá estipulam o que cada convidado deva levar. Lembre-se que o chá faz parte de uma celebração, e as pessoas devem presentear por livre e espontânea vontade, sem obrigação. Cabe aos noivos fazer a lista de presentes do chá-bar numa loja especializada, e aos convidados comprarem o que quiserem.

Temas para o chá-bar

Todos os temas propostos no post anteior podem ser usados aqui também. 

Se quiser fazer algo diferente, em referência ao nome “chá-bar”, sugestões:

- festa de boteco, com muito chopp e petiscos (pastelzinhos, bolinho de bacalhau, escondidinho de carne seca…).

- pub inglês, com cervejas estrangeiras e fish&chipps.

- contratar um barman para dar aula de coquetéis, e servir o pessoal! (adorei minha ideia, rs).

Brincadeiras

Sim, podem ser feitas as brincadeiras de tentar advinhar o presente, e se errar, pagar um mico. Ou do casal ter que responder perguntas, como um jogo, para ver se realmente se conhecem bem, se conhecem as preferências do outro. Mas, assim como eu disse no post sobre chá-de-cozinha, ando cansada das mesmas brincadeiras e mesmos micos de sempre.

Vamos falar a verdade? Em geral as mulheres ficam “alegrinhas” depois de algumas bebidinhas e até se divertem um pouco com as brincadeiras, mas homens, em geral, não tem a mínima paciência, não é mesmo?  – acho que esse é meu lado masculino, porque eu também não tenho muita paciência, rs! Então, eu pularia tranquilamente essa parte das brincadeiras… deixa isso pra lá, não precisa. Abra os presentes, agradeça e pronto.

De entretenimento, poderia ser competições de quem vira o chopp mais rápido, ou jogo de cartas (poker, burraco, etc), ou competição no video game, karaokê, coisas que todo mundo possa participar e se divertir!

Lembrancinhas

Não é necessário uma lembrancinha para mulheres e outra para homens. Pode ser algo unisex, como cookies, bombom, etc.  Ou algo relacionado ao tema, como uma caneca de chopp, forminhas de gelo em forma de coração, etc. Ou algo só para as mulheres mesmo, porque convenhamos, homens não ligam para lembrancinhas!

Mayra – espero ter respondido suas dúvidas!!

Meninas que tenham sugestões ou experiências para contar, deixem nos comentários!

converse com a gente
 0      0        0
DEIXE SEU comentário
23 Comentários
  1. Monica Almeida, disse:

    Fernanda, parabéns, adorei seu blog! Mais um para eu entrar e me perder nesse mundo Virutal! Bjs

  2. Cíntia, disse:

    Olá, adorei seu espaço, além de lindo e charmoso, tem dicas maravilhosas!

    Parabéns!

    Beijos

  3. Melina, disse:

    Oi Fernanda! Hoje nossos posts parece que foram combinados… em Carinhas postei um chá de cozinha e bar (http://migre.me/5NcB) … então fica aqui mais uma sugestão, personalizar essa festa dulpa com Carinhas! :) beijos!

  4. Fernanda, disse:

    Xará……mto obrigada ajudou bastante…….só estou me stressando com o seguinte…queria mto fazer uma garrafa de cerveja derramando cerveja em uma xícara de chá..e colocarei um saquinho de chá dentro ou uma caneca de chopp e eu coloco um saquinho de chá dentro….ai me ajude o q eu faço…… óooo dúvida cruel……Mulher e noiva…aiaiaiai..rsrs

  5. Paula, disse:

    Fer, essa parte de organizar eu entendi que são as amigas, mas e a conta? quem paga o chá-bar tbm são as amigas?

  6. Fernanda Floret, disse:

    Melina – está lindo o avental que os imãs que você fez para o chá desse casal, adorei, obrigada pela dica!

    Fernanda – simule as duas opções que você descreveu e veja qual você gosta mais. Acho que colocar um saquinho de chá numa caneca de chopp é mais fácil.

    Paula – boa pergunta. As organizadoras são sim responsáveis pelos gastos do local da festa, comes e bebes, decoração. Caso a noiva queira oferecer lembrancinha aos convidados, a noiva quem deve pagar. Essa é a regra comum, mas nada impede de cada um fazer como quiser né…

  7. Juninho Silva, disse:

    Eu como produtor de eventos só tenho elogios pela iniciativa … parabéns !! muito criativo !!

  8. Gleice, disse:

    Nao sabia oq era chá-bar, adorei !!
    Assim o noivo participa tb e fica mais legal.

    Bjuz Fê

  9. Marga, disse:

    Concordo com o seu pragmatismo em relação às lembrancinhas e aos joguinhos.

  10. Marga, disse:

    Não tenho comentado este tema chá-bar porque aqui em Portugal não se faz nem chá de panela, nem chá bar, nada. Só despedida de solteiro/a.

  11. Patricia, disse:

    Fê, gostaria de contribuir para o seu post sobre o chá bar falando sobre o meu. Contratei a pizzaria Pizza Bros, com chopp Brahma, e uma banda de rock/pop. Foi super animado! No final do show, começaram as brincadeiras, perguntas sobre a intimidade do casal, errou, pagou, cantando wando, guilherme arantes etc. Depois de muitos chopps durante a noite, a brincadeira foi bem divertida. Como lembrancinha, dei um potinho de mel, com a frase: Meant to bee, e a data embaixo, ficou bem diferente!
    Bjos

  12. Mayra Brandão, disse:

    Ah, Fernanda! Descupa não responder antes, passei uns dias sem internet aqui!! Você esclareceu todas as dúvidas e ainda deu altas dicas!! Muito obrigada! Como sempre, vc é uma linda! beijos!!

  13. Camila Soares, disse:

    Ameeeeeiii esse site!
    Parabéns Fernanda!!

  14. rute m. g lima, disse:

    gostaria de receber algumas bricadeira, pois estou organizando o chabar da prima, quero algo diferente, para todas as pessoas que estiverem lá participar. ok beijos.

  15. patricia, disse:

    Gente, estou grávida e queria fazer um chá bar para envolver todos, mas não sei se fica bem pedir como sugestão fraldas na festa para os meninos.

  16. Aline, disse:

    Olá gostaria que vocês me ajudassem respondendo algumas perguntinhas. Irei me casar somente no civil e não farei festa porém gostaria de comemorar fazendo um chá bar. Pretendo fazer uma lista de presentes na camicado e gostaria de saber se posso exceder um pouquinho em relação aos valores dos presentes já que não farei uma festa mesmo de casamento e também se posso pedir coisas que eu realmente preciso fugindo um pouco a regra de pedir coisas só para a cozinha ou para o bar. Além disso meu namorado gostaria de fazer uma retrospectiva e a brincadeira da gravata é muito chato isso? pois taria fugindo completamente a regra

  17. Uiara, disse:

    Se for para ganhar ítens que excedam objetivo de um chá bar, então façam um chá-lar..rsrs Mas por que não fazer uma lista de casamento em uma loja pedindo ítens pontuais que mais precisa para a nova casa? O fato de casar no civil não impede isso. Você disse que não faria festa mas chá-bar é uma festa, uma celebração.. Se for fazer chá bar, eu sugiro que faça antes do casamento. Sei lá.. uma sugestão!

  18. Patricia, disse:

    Adorei o post!
    Uma amiga minha fez algo diferente, que eu gostei muito…
    Em vez de pedir determinado presente para cada convidado, no convite vinha marcada uma determinada hora, e a pessoa deveria dar alguma coisa que o casal pudesse usar naquele determinado horário. Exemplo: 20:00 – o convidado pode comprar porta copos, cortador de pizza….
    Achei a idéia muito boa, assim os convidados podem usar a criatividade e comprar o que e onde quiserem!

    Beijos

  19. zeze, disse:

    olá gostei dessa ideia, mas meu filho vai se casar só no civil e e não terá festa, gostaria de saber se nao fica feio faze um cha bar ou mesmo cha de cozinha….

  20. baazinhaa, disse:

    adoreii aprendi tdo q qria saber

    Parabéns

  21. jessica, disse:

    Adorei a ideia é otimo esse cha de bar!!
    Assim meu noivo nao faz despedida de solteiro e nos dois nos divertimos com nossos amigos!

  22. Tamires Soler, disse:

    Adorei as ideias..
    só que queria saber se em um chá-bar,
    podemos optar por dar presente como enxoval?
    cama, mesa e banho… enfim diz ai.
    e Parabéns pelo site.

  23. Renata Lopes, disse:

    Minha irmã está casando e alguns convidados perguntaram se podia levar uma pessoa..os noivos nunca viram essa pessoa…é falta d etiqueta levar essa pessoa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>