Cartão de Participação

faqPergunta: “A ideia inicial era mandar convite apenas para essas 40 pessoas (amigos super íntimos e parentes hiper-próximos) e comunicar aos demais através de um cartão de participação. Meu irmão achou indelicado essa “participação” e diz que devemos mandar convite para todos parentes, já que todos moram em outro Estado e “não viram mesmo ao casamento”. “

Fernanda responde:

Não tenha tanta certeza de que os parentes de outras cidades não virão. Vocês podem ser mais queridos do que imaginam, e eles podem se esforçar para vir sim. Então se a ideia é de não serem convidados, não os convide.

Sobre o cartão de participação, não tem nada de indelicado, é perfeitamente de acordo com as regras da etiqueta. É uma maneira de informar às pessoas de sua união, sem obrigá-las a comparecer ou presentear.

Podem ser enviados pelas duas famílias, ou pelo próprio casal no dia ou após a cerimônia. Não antes. A data é incluída, mas não a hora e o local da cerimônia e da recepção. Se o seu sobrenome tiver sido alterado, já use o sobrenome novo.

Fonte: “Agenda Nosso Casamento 2009” e “Sempre, às vezes, nunca” de Fabio Arruda.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE